(11) 3884 3606
(11) 94790 8020
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

HORMÔNIO DO ESTRESSE

Produzido pelas glândulas suprarrenais, situadas acima dos rins, o cortisol tem como responsabilidade auxiliar o organismo a controlar o estresse, diminuir inflamações, ajudar o sistema imune e também manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, assim como a pressão arterial.

No entanto, o hormônio precisa estar equilibrado, pois tanto o seu excesso quanto sua queda podem causar uma série de complicações, tais como diabetes, hipertensão arterial, fraqueza e depressão.

- A fenilalanina é um aminoácido precursor da dopamina, um neurotransmissor associado ao mecanismo de recompensa cerebral. O aumento nos níveis do aminoácido estimula a sensação de bem-estar, e os níveis do cortisol (caso estejam elevados por causa do estresse) reduzem. A substância pode ser encontrada em alimentos como frango, agrião, arroz integral, brócolis, ovos, abóbora e couve.

- Outro aminoácido importante é o triptofano, que, por sua vez, é precursor da serotonina, que também é um neurotransmissor que ajuda a regular o hormônio. Alguns dos alimentos ricos em triptofano são as oleaginosas (castanhas, pistaches, nozes, amêndoas, avelãs), que reúnem proteínas, fibras e antioxidantes, assim como lentilha, iogurte desnatado e queijo.

- O ômega-3, por sua vez, regula as glândulas adrenais e equilibra a liberação de cortisol. Linhaça e chia são fontes ricas na substância e ambas têm magnésio, que auxilia no controle das emoções.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários

« Voltar

NA MÍDIA

Captura de Tela 2018-02-04 às 22.10.03.png

Exagerou na comida? Saiba o que fazer para desintoxicar seu corpo.

Leia Mais
Saiba Mais

NOSSO BLOG

Saiba Mais